Comprar um imóvel é um passo muito importante, que exige planejamento e muita atenção, pois é preciso tomar cuidado para não perder dinheiro ao fazer sua compra.

Confira os principais pontos que deve prestar atenção ao comprar seu imóvel:

1 – Casa ou apartamento, qual o ideal?

Não existe imóvel ideal, existe o imóvel que se encaixa na sua necessidade. E a escolha depende do seu estilo de vida, demanda de espaço. Geralmente as casas são mais indicadas para famílias grandes que precisam de bastante espaço e os apartamentos para casais mais focados na vida profissional, mas isso não é uma regra.

2 – Defina as suas prioridades

Antes de comprar o seu imóvel, é importante definir quais são as prioridades de vida para os próximos anos. É aqui que, além do tipo de habitação, deve-se definir qual o tamanho ideal do imóvel, o número de quartos, bem como verificar se possui área de lazer e a melhor região da cidade que mais se encaixa ao seu estilo de vida.

3 – Imóvel novo ou usado?

Apesar do valor do imóvel novo geralmente ser superior ao usado, ele tende a valorizar mais no futuro e também não exige gasto com reformas, já que o imóvel é novo e nunca foi usado.

O usado geralmente é mais barato e pode ser mais espaçoso, mas é preciso levar em conta o valor de manutenção e obras, principalmente se o imóvel tiver mais de 10 anos.

4 – Formas de pagamento

Verifique quais são as possíveis formas de pagamento. Saiba que existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador. O ideal, claro, é sempre efetuar o pagamento à vista, mas sabemos como essa realidade não está ao alcance de todos. Então, pesquise outras opções de pagamento, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

5 – Conte com a ajuda dos corretores da Real Biz

Procurar imóveis no lugar certo ou contar com a ajuda de um bom corretor de imóveis é parte essencial da compra do imóvel. Um bom profissional, que é devidamente certificado para auxiliar em transações imobiliárias, conhece o mercado e pode auxiliar nas decisões dos compradores.