Para quem planeja mudar de endereço, a chegada de um novo ano é a oportunidade perfeita para colocar a ideia em prática. 

 

Aproveite o mês de outubro para avaliar sua situação atual: se precisar, crie uma planilha e registre os gastos fixos (despesas com água e luz, por exemplo) e variáveis (alimentação, lazer e saúde, entre outros). Inclua também seu valor mensal de créditos, mesmo que você não trabalhe como assalariado. 

 

Segundo especialistas, o recomendado é comprometer, no máximo, até 30% da renda mensal com dívidas, incluindo o aluguel ou financiamento de um imóvel. Portanto, analise se haverá uma “sobra” além das obrigações pagas no mês. 

 

Lembre-se que, além das despesas fixas, o ideal é manter uma margem de segurança para imprevistos que possam surgir, como gastos com saúde ou manutenções (veiculares ou de eletrodomésticos, por exemplo).
 


Como escolher a melhor oportunidade

Por fim, pesquise por imóveis com boa localização e infraestrutura. Para quem mora com crianças, a dica é observar a distância real do empreendimento com escolas, creches ou hospitais. Ter supermercados, farmácias e pontos de ônibus por perto também é importante, inclusive para quem tem carro próprio. 

 

Visite o local escolhido pessoalmente, mesmo que já tenha visto por fotos. Se for alugar ou comprar um imóvel usado, observe se há infiltrações ou umidade nas paredes. 

 

Dica extra: Se for possível, pergunte para alguém que more no endereço sobre a segurança, excesso de barulho ou até casos de enchentes no local. E se os valores estiverem muito abaixo do comum, desconfie.  

 

Feche negócio apenas via contrato, emitido por uma imobiliária que demonstre segurança,  e solidez no ramo de atuação. Assim, você terá a confiança de um suporte profissional, sem correr riscos. 

 

Lembre-se que, ao contrário de comprar ou alugar um empreendimento diretamente com o dono, a imobiliária terá uma equipe jurídica com suporte para lhe atender sempre que precisar.  

 

Gostou das dicas?

Aproveite e confira imóveis que já estão disponíveis para venda ou locação, seu 2020 pode começar com novo endereço!