A estação mais fria do ano começa neste sábado (20), exigindo cuidados com a saúde e manutenção do lar. Se você prefere lavar as roupas em casa, sabe que o tempo úmido pode dificultar o processo de secagem. Porém, com algumas dicas simples dá para otimizar o uso da lavanderia e até agilizar esta tarefa!

 

Dicas de lavanderia:

 

No Inverno, é comum o uso de lavadoras de roupa com a função “lava e seca”. Contudo, é possível usar técnicas que facilitam a secagem sem o equipamento, inclusive em espaços menores. Portanto, seguem algumas dicas básicas:

 

  • Planeje a rotina de lavagem. Se possível, selecione um dia na semana para a tarefa e reduza o intervalo de tempo entre uma lavagem e outra (lave em dois dias da semana, por exemplo, se for preciso).
  • Antes de lavar, escolha as peças que precisam ser lavadas com mais urgência, para evitar que o varal fique muito cheio. Lembre-se que quanto menos roupas estendidas, menor o tempo de secagem.
  • Durante as lavagens, sempre use o modo de centrifugação da máquina de lavar.
  • Escolha o varal adequado para o tamanho da sua lavanderia. A localização também é importante, sempre próxima a entradas de ventilação (janelas, por exemplo). Lojas especializadas em varais podem ajudar na escolha, indicando produtos de acordo com o tamanho do local e necessidade.

 

Separar as roupas facilita o processo de secagem. Créditos freepik – br.freepik.com

 

Mais dicas:

  • Sacudir as roupas antes de estender também ajuda a retirar o excesso de água e desamarrotá-las.
  • Ao estender, separe peças com malhas mais grossas e procure deixá-las separadas das mais leves, intercalando para que os tecidos não fiquem muito próximos. Evite que fiquem encostadas umas nas outras e estenda as peças mais grossas próximo à janela.
  • Camisas sociais ou blusas de tecidos mais “pesados” podem ser estendidas com um cabide, facilitando a secagem e até a hora de passá-las. Tente colocar as roupas sem dobrá-las ao meio, pois a proximidade entre os tecidos aumenta o tempo de secagem.
  • Se tiver muita pressa para secar uma peça, coloque um ventilador próximo ao varal. Nunca use secador de cabelo com ar quente, pois ele pode danificar tecidos sensíveis ao calor.
  • Após lavadas, fique de olho nas roupas estendidas. As menores (meias, peças íntimas) costumam secar mais rápido e podem ir abrindo espaço para as outras no varal.

Aproveite as dicas e facilite a rotina de tarefas em qualquer estação!

 

Confira mais dicas em nosso site: